Alguém aí tem dúvidas sobre aluguel de carro no exterior ? Reuni dúvidas de leitores e montei um mini tutorial com o passo a passo que faço nas minhas viagens aos EUA.
O campo 1 da primeira tela (aqui) você colocará o local de retirada, data e horário, no número 2 a devolução. No campo 3 você escolherá os tipos de carro que irá cotar e no 4 algum acessório que tem interesse.
Dicas…
Semana fechada tem preço mais camarada do que 3 ou 4 dias apenas.
Se você marcar a devolução para um horário que passe das 24 horas do ultimo dia (neste caso seria as 10 por exemplo) você pagará uma diária a mais, portanto tente fazer locações em horário completos ou antecipar um pouco a entrega. Marque o horário de retirada do veículo pelo menos uma hora e meia depois da chegada do voo, afinal até desembarcar, passa pela polícia federal, pegar as malar e ir até o ponto para retirar o veículo demora um bom tempo.
Se ficar mais de 6 dias com o carro, acho interessante comprar um GPS no lugar de alugar. Você acha aparelhos pelo mesmo valor e ainda levo o bichinho pra casa.
Na segunda tela é hora de conferir o local de entrega e retirada e olhar os carros disponíveis para cada categoria.
Dicas…
Não deixe de pensar na quantidade de malas que pretenderá trazer na sua volta. Não adianta pegar um carro compacto para economizar e na volta não conseguir colocar suas malas dentro para levar ao aeroporto.
A gasolina nos Estados Unidos tem um preço muito bom, esta é a hora de alugar uma 4X4 se for o seu desejo. Quem quiser ainda pode optar por carrões conversíveis pagando um pouco a mais (mas aí esquece a muamba que não vai caber rs).
Ainda na segunda tela, você escolherá o tipo de carro e verá as opções de locadoras e marcas de corro disponíveis. Neste campo dá para ver o modelo do carro (similar pois normalmente o carro que estará disponível no dia será algum da mesma categoria) e o que ele inclui.
Ainda dá para optar pela opção de pagar no Brasil, com os valores convertidos em reais, ou no local de retirada pagando com o cartão de crédito.
Dicas…
Existem opções que oferecem o primeiro tanque grátis, as vezes compensa bastante. Se não tiver o primeiro tanque o esquema é o seguinte…eles te entregam o carro com o tanque cheio e você tem que devolver com o tanque cheinho também. Se você entregar faltando gasolina, eles vão te cobrar um valor bem mais alto por litro do que o cobrado no posta de gasolina.
Na hora de retirar o carro existe a possibilidade de debitar no seu cartão um valor promocional do primeiro tanque. Eu acho que compensa bastante e ai sim você poderá entregar o carro com tanque vazio.
1 – Para dirigir em outro país é obrigatório outro documento além da carteira de habilitação nacional ?
Recomendamos sempre portar a habilitação internacional, ela não é obrigatória em todos os países mas é a tradução da nossa nacional, então, pode evitar alguns problemas de idioma e comunicação. Atualmente, os países/cidades que exigem habilitação são: Alemanha, Dubai, Geórgia – EUA, Grécia e Itália. Em Portugal é exigida somente quando a locação ultrapassa 30 dias. Importante também, para os países fora da América do Sul, apresentar o passaporte como documento adicional.
2 – Qual a idade mínima para conseguir alugar um carro no exterior ?
A partir de 21 anos é possível, porém, de 21 a 24 anos paga-se uma taxa chamada “Young driver” e não são todos os modelos de veículo que podem ser locados, essa taxa custa em média USD 25,00 e deve ser paga no local. Alguns veículos e luxo exigem que o condutor tenha mais de 30 anos, é importante sempre consultar essa informação para carros maiores e de luxo.
3 – O carro está alugado no meu nome, meu amigo que está junto também poderá dirigir ?
Sim, desde que, ele se cadastre como condutor adicional. Ele deverá portar habilitação, caso obrigatório, habilitação internacional e assinar o contrato de locação. O bloqueio no cartão de crédito ocorre somente no cartão do condutor principal. Algumas tarifas incluem o condutor adicional gratuito, porém, em algumas essa taxa é paga separadamente, custa em média USD35,00 por locação, ou USD 5,00 por diária para locações mais curtas.
4 – Dá para alugar um carro em um país e entregar no outro ? Tem alguma taxa extra ?
Sim é possível, na Europa isso ocorre muito. É necessário sempre consultar previamente a devolução, sempre haverá taxa. Por exemplo, retirar um carro em Lisboa – Portugal e devolver em Madrid – Espanha, custa em média EUR 350,00 + impostos locais. Essa taxa sempre deve ser paga no próprio local, na devolução do veículo.
5 – Retirei o carro na aeroporto e quero entregar em uma loja de rua, é possível ?
Sim, é possível. Basta avisar previamente sobre a devolução. Em alguns locais há uma pequena taxa para tal ação.
6 – Quando alugamos o carro na Mobility com seguro All Included, temos que pagar mais alguma taxa ou seguro quando retirarmos o carro ?
Não, no caso dos da tarifas “All Included” todas as taxas e proteções obrigatórias estão devidamente inseridas na tarifa, é preciso tomar cuidado para não assinar o nenhuma proteção extra indesejada, existem várias proteções oferecidas pelas locadoras para aumentar limites e etc. Para os demais países, a Mobility sempre estima na cotação da tarifa todas as taxas e proteções que devem ser pagas antes e no local, assim, não há nenhuma surpresa. Na Europa grande parte da tarifa já é paga integral antecipadamente, como as “All Included” dos EUA.
7 – Meu cartão de crédito dá seguro para locação de veículo e pede para eu não pagar nenhum outro seguro oferecido pela locadora, como proceder, com a Mobility este seguro do cartão também é válido.
Sim, podemos oferecer tarifas somente incluindo quilometragem livre, ou seja, o condutor deve ser responsável pela contratação do seguro com a operadora de cartão e pagar as taxas de locação diretamente para a locadora como por exemplo: impostos do país, taxas de estrada, proteções extras entre outros. Caso haja qualquer avaria ou demais problemas, esse trâmite deve ser feito diretamente com a locadora e a operadora do cartão. É importante sempre comparar os valores para verificar se realmente é vantajoso.
8 – Se eu tomar alguma multa no exterior como devo proceder ?
No ato da locação o condutor informa seu cartão de crédito e também, endereço de residência fixa. Quando alguma infração é cometida a locadora envia um aviso para o condutor infrator, este, pode autorizar o débito via cartão ou ainda, entrar em contato diretamente com o Órgão de Trânsito do país para enviar remessa de dinheiro, casas de câmbio podem auxiliar nessa questão, a locadora somente intermédia o aviso da multa. Vale ressaltar que, para enviar essa notificação de multa a locadora cobra uma taxa que também é debitada do cartão do cliente, custa em média USD 30,00 fora o valor da multa.
9 – Se o meu carro der problema na estrada o que devo fazer ?
Na entrega do veículo a locadora disponibiliza um conjunto de números telefônicos e contatos de emergência, caso haja qualquer problema, basta chamar a locadora que enviará um guincho ou outro serviço necessário, caso o veículo não tenha conserto imediato será providenciada a entrega de outro veículo conforme a disponibilidade da locadora.
11 Comments
Carolina Tavares
22/09/2011 at 00:28Eu realmente não entendo nada disso! rs
Vai lá no meu blog?! Fiz um super mega post com resenha de vários produtos que eu comprei esses meses!
Beijaao
Natalha Lessa
24/09/2011 at 19:27Adorei o post, super informativo!!!
Eu passei agora 1 ano na Alemanha, e em 3 situacoes aluguei carros. Paguei suuper barato em todos, e sem problema algum!
No meu caso eu tenho habilitacao nacional, mas quando alugamos carro pela Hertz e Avis, eles disseram que carteira internacional nao era obrigatoria. Em uma outra situacao, uma amiga realmente alugou um carro, sem carteira internacional!!
😀
Patricia
16/10/2011 at 23:12Oi, Cinthia!
Vc já ouviu falar de um aparelhinho chamado ” Bad Elf “? Ele é um receptor de GPS que funciona no iPad, iPhone e iPod Touch, ele não precisa de 3G ou acesso a internet para funcionar (assim em viagens internacionais você não precisa se preocupar com roaming) basta escolher um App de navegação GPS na App Store que melhor lhe agrade e pronto, vc passa a ter um navegador ultra preciso e não precisa mais gastar alugando/comprando GPS.
Bjs,
Patricia
Dica de Hotel | Sofitel Miami Airport | Fast Fashion Blogs
14/10/2012 at 19:42[…] Depois de dormir um pouquinho, trabalhar um pouquinho, pegamos um taxi e fomos até o Viscaya Museum (post do Viscaya), que foi provavelmente o melhor passeio que fiz de todas as vezes que estivemos em Miami. Gastamos 30 dólares de taxi, para chegar até o museu, depois fomos de metrô até o shopping fazer umas comprinhas e acabamos voltando para o hotel de ônibis. Portanto quem tem intenção de andar mais do que isso, opte por alugar um carro (aqui eu explico como). […]
Francis
09/03/2014 at 12:01Oi, Cinthia! Uma dúvida, quanto tempo antes da viagem vc costuma alugar o carro (no caso, para viagem nos EUA)? Obrigada!
Cinthia Ferreira
11/03/2014 at 10:53Normalmente faço uma semana antes. A não ser que seja temporada e eu procure por um carro específico. Ai faço um mês antes 😉
Renata
21/03/2014 at 09:03Oi Cinthia, é possível alugar um carro sem precisar utilizar o cartão de credito?
Cinthia Ferreira
21/03/2014 at 12:08Não pois mesmo vc pagando antecipadamente pedirão um cartão como segurança na retirada do carro ;(
Luciane
19/11/2015 at 04:44Cintia pode alugar carro com o travel Card.??
Cinthia Ferreira
19/11/2015 at 09:18As vezes que eu tentei não consegui.
Resort de Ski em Vail, as estradas entre cânions um pedacinho do paraíso | Vlog de viagem | WORLD VENTURES
03/10/2018 at 01:25[…] Como alugar carros no exterior | Perguntas e Respostas […]