Depois do sucesso do Naked Cake que não sai do Top 5 e do Pão de mel recheado, vem aí mais uma receita doce deliciosa que eu amo demais, a Panna Cotta.
A Panna Cotta é um doce de origem italiana que quer dizer nata (ou creme) cozido. É feita com creme de leite fresco, gelatina, açúcar e o sabor de sua preferência. Ou como diz o marido…. é um pudim 😉
O que vai dar um “up” no doce será a escolha da calda ou da cobertura. Eu fiz duas opções bem simples e espero que vocês façam e aprovem.
A tradicional é sempre feita com baunilha em fava, mas nada te impede de variar a essência e criar sua própria receita. Aqui eu usei baunilha na primeira e na terceira receita, e amêndoas na segunda.
Vamos ao ingredientes principais da Panna Cotta…
500 ml de creme de leite fresco.
100 g de açúcar de confeiteiro.
2 folhas de gelatina para deixá-la mais molinha (eu prefiro, mas tem que deixar mais tempo na geladeira – 6 horas) ou as 3 folhas para deixá-la mais encorpada (em 3 horas já dá para servir).
1 fava de baunilha ou essência (eu uso dois pumps da pasta de baunilha).
Dica: Como a maioria nunca tem creme de leite fresco em casa, eu usei o de latinha da primeira vez, o de caixinha na opção 2 para verem a diferença. Ambos ficam bons, o que muda é a cor da panna cotta.
O primeiro passo é hidratar a gelatina em folha. Corte a gelatina em pedaços que caibam em uma vasilha e cubra-as totalmente com 5 colheres de sopa de água fria.
Em uma panela junto o creme de leite, o açúcar e as raspas da fava de baunilha (coloque a fava junto e retire-a no final). Se usar a essência, deixe para acrescenta-la mais no final.
No fogo baixo, espere o creme ferver. Depois de fervido, desligue o fogo, e então, é só pegar a gelatina já hidratada (se sobrar água na vasilha não coloque junto, é só a gelatina mesmo) e misturá-la até dissolver.
Se você nunca usou gelatina em folhas pode ficar tranquila que é bem fácil.
Quando o creme estiver cozido coe para tirar qualquer pedacinho de gelatina que tenha ficado sem dissolver. O creme deve ficar bem lisinho e se deixar algum pedacinho não ficará legal.
Coloque o conteúdo na forma de sua preferência e leve à geladeira.
Se quiser fatiá-la, coloque em uma forma retangular de bolo inglês, se quiser ser mais prática, use uma forma de pudim, se quiser uma forma mais delicada, opte for potinhos individuais e desenforme uma em cada pratinho na hora de servir. Fica lindo!
Se quiser ainda poderá acrescentar pedaços da fruta no meio do creme antes de levar para a geladeira.
Leve à geladeira até endurecer. Se estiver mole não irá desenformar corretamente e poderá sair em pedaços.
Dica: Na hora de desenformar, coloque a travessa em uma vasilha de água morna para aquecer o lado de fora do pote, um minutinho. Depois desgrude a beiradinha da panna cotta inteira e só depois desenforme-a.
Para a primeira versão, fiz uma calda de morangos. Pode ser feito com framboesa ou amoras. Para um coulis de framboesa por exemplo, basta passar as frutinha na peneira antes e tirar as sementes. Depois é só juntar o açúcar.
Ingredientes da cobertura de morango…
1 caixa de morango e 70 g de açúcar. Opcional: duas colheres de sopa de vinho branco suave.
Você pode apenas triturar os morangos e juntas o açúcar. Eu cozinhei até o morango derreter e acrescentei um pouquinho de vinho para dar um gostinho a mais.
Leve a calda para a geladeira e espere esfriar. Quando desenformar a panna cotta é só colocar a calda por cima.
Para dar uma crocância dei uma torradinha nas amêndoas fatiadas e joguei por cima. Pode fazer na frigideira ou no forno, desde que tome cuidado para não queimar. Alguns minutinhos são suficientes.
Outras opções de coberturas…
É só colocar a imaginação para funcionar e buscar ingredientes gostosos que você tenha em casa.
Para esta panna cotta eu troquei a pasta de baunilha do creme pela essência de amêndoas. 1 colher de chá é o suficiente.
Fiz uma mistura de chocolate derretido com creme de leite. É só misturar e pronto.
Depois moí as amêndoas e joguei por cima.
Esta panna cotta eu fiz em formato retangular e servi em fatias com a calda.
E a terceira opção é para quem não quer nenhum tipo de calda.
Raspe o chocolate ao leite com ralador fininho, acrescente amêndoas tostadas e decore com pedacinhos de chocolate meio amargo. Mais fácil impossível.
Espero que tenham gostado e que façam várias versões.
E se alguém tiver alguma nova dica, é só comentar aqui.
.
Quer ficar de olho nas receitinhas que eu ando preparando e ainda não viraram post ? Então me segue no instagram e fique de olho na hashtag #cinthianacozinha.
Para ver as outras receitas que já postei, clica aqui.
6 Comments
Carolyne
19/07/2013 at 16:45Cinthia!
Adorei! Fiz sua receita do pão de mel e deu super certo, além de ser ultra fácil! No pão de mel, só me enrolei na hora de colocar a cobertura de chocolate, mas tenho certeza de que foi a falta de prática mesmo. Vou treinar mais! Lá em casa td mundo aprovou!
O naked cake será feito neste final de semana! Será que vai ficar lindão que nem o seu?
E agora, vou ter que agendar a panna cotta! Que é panna cotta…não pode falar pudim…hehehehehe
Bjo pra vc e obrigada pelas receitas!
Cinthia Ferreira
19/07/2013 at 19:58Ai que delícia ler isso 🙂 Amooo quando fazem as receitas. E sobre o chocolate, é chatinho mesmo ahahha Mas vc pega a prática sim.
E simmm panna cotta ahahah fico doida quando ele fala pudim kkkk
Depois me marca no instagram p eu ver a foto do seu bolo heim
Bjs
Cristina
22/07/2013 at 23:30Oi Cintia,
Adorando seu blog. Lia o de beleza, mas agora só leio esse. Ficou mais interessante. Devia dar dicas de produtos, conhece a geleia Bonnie Mamam, a geleia Casa Madeira…
Cinthia Ferreira
22/07/2013 at 23:59Que bom saber Cristina 🙂 agora tem que ler os dois hehehe. E aos poucos tentarei usar produtinhos diferentes sim. Geléia da casa Madeira eu amooo. Sempre faço bruschetta com a de vinho. Mas essa outra eu nunca testei não.
Michelle
07/09/2013 at 16:57Oi Cinthia, esta semana fiz o cookies, somente troquei o açúcar pelo sucralose e o trigo pela farinha de aveia, ficou muito bom!! Amanhã vou fazer a Panna Cotta. Adoro suas receitas 🙂 bjs e bom feriado.
Cinthia Ferreira
09/09/2013 at 16:46hummm que legal 😉
Já fica aqui a dica para todos. obrigada
Bjs