Lembram que postei esta tortinha de chocolate amargo e caramelo salgado no meu Instagram há umas duas semanas ? Pois chegou o dia da receita ;). Foi uma mistura de receitas boas com coisinhas que eu estava com vontade de comer no dia e deu nisso. O sabor é diferente e a mistura do chocolate amargo com o caramelo salgado e o crocante da massa dá um toque bem especial. Uma sobremesa bem caprichada para servir depois de um jantar especial ou um brunch de domingo.
Vamos começar pela Pâte Sucrée, ou como conhecemos em português, massa podre. Esta quantidade dá para uma torta grande, mas eu usei 4 forminhas de 12 cm de diâmetro por 2 cm de altura. O importante é usar uma forma com fundo removível e deixar a lateral da torta bem rasinha. A altura dela só tem 2 cm.
Ingredientes…
250g de farinha de trigo especial;
125g de manteiga;
1 pitada de flor de sal;
4 colheres de água e
2 gemas
Em uma tigela coloque a farinha peneirada junto com a manteiga bem geladinha e cortada em pedaços. Junte o sal e amasse tudo com a ponta dos dedos até virar uma farofa. Eu uso este utensílio que é próprio para cortar e misturar massas mas os dedos mandam muito bem também ;).
Depois que a farofa estiver pronta e bem soltinha, coloque as gemas e a água. Misture até ficar tudo homogêneo e pronto. Não precisa ficar trabalhando a massa demais.
Faça uma bola, embale bem no plástico filme e deixe na geladeira pelo menos 1 hora. Se quiser fazer um dia antes também pode.
Depois que a massa sair da geladeira abra-a com ajuda de um rolo e deixe-a com 2 milímetros de altura e a largura deve ser maior que o formato das forminhas ou da forma grande se for o caso.
Levo a massa enrolada no rolo e coloco-a posicionada em cima da forma. Com os dedos vou afundando a massa e cobrindo a lateral toda apertando-a contra o fundo.
Uso mais uma vez o próprio rolo passando por cima da forma para cortar as rebarbas de massa que ficaram para fora.
Leve a geladeira por mais uma hora.
Agora vem uma parte super importante.
Se colocarmos a massa para assar desta forma ela vai crescer e ficar toda tortinha. Então vamos furar toda massa com uma garfo, colocar um papel manteiga recortado por cima e cobrir com feijões. Sim, os feijões (quem quiser investir pode comprar feijões de cerâmica que são próprios para isso) farão peso e a massa do meio ficará assada e retinha. Depois vc guarda os feijões assados e usa em todas as tortinhas futuras.
O forno deve estar com 170 graus Celsius e a tortinha vai assar por mais ou menos 25 minutos, mas tudo vai depender do seu forno. Retire o papel com os feijões e deixe esfriar. A minha eu resolvi tirar os feijões e deixar mais 3 minutinhos para dar uma dourada, mas não é o certo rs.
O meu caramelo foi uma mistura que deu certo. Comecei com a receita de doce de leite da Raiza e coloquei manteiga e flor de sal para fazer um caramelo diferente (já que o caramelo mesmo é feito com creme de leite ). Fiz tudo com leite sem lactose para ver no que dava e ficou incrível.
4 xícaras de leite (como eu disse eu usei a versão sem lactose);
1 1/2 xícara de açúcar;
1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
1 colher de sopa de manteiga;
1/2 colher de chá de flor de sal.
Dissolva o açúcar e o leite no fogo médio.Quando o açúcar estiver dissolvido, abaixe o fogo e acrescente o bicarbonato. Mexa sempre (sem parar) e vá retirando a espuma que formar por cima.
Cozinhe sem parar de mexer por uns 30 minutos e acrescente a manteiga. Neste ponto a calda já estará bem escura e é só cozinhar até ficar no ponto da foto. Depois que esfriar vai endurecer mais. No total ficamos uma hora com a calda no fogo.
Desligue o fogo, acrescente os cristais de sal e misture. Leve a geladeira para esfriar.
Agora se você quiser uma receita mesmo de Salted caramel, aqui tem uma.
Agora a camada de cobertura que vai primeiro na hora de montar, o Ganache de chocolate. Esta receita eu peguei do livro de sobremesas da Ladurée e óbvio que mudei um pouquinho.
Os ingredientes…
150 gramas de chocolate com pelo menos 65% de cacau;
150 gramas de creme de leite fresco (se não tiver pode ser o de caixinha);
30 gramas de manteiga em temperatura ambiente.
Pique o chocolate em pedaços pequenos e reserve. Leve o creme de leite ao fogo até levantar fervura.
Despeje metade do creme de leite fervido por cima do chocolate e mexa bem com a ajuda de um fouet (o batedor). Depois que o chocolate dissolver, junte com o restante do creme de leite e misture bem.
Corte a manteiga em pequenos pedaços e dissolva-a nesta mistura que ainda estará quente. Misture bem com o fouet até ficar um creme bem brilhante e lisinho. Espere esfriar antes de montar a torta.
Para montar a torta é bem simples. Metade da altura com ganache de chocolate e por cima uma camada do caramelo. Eu prefiro colocar o recheio com elas ainda na forminha e deixar para desenformar só na hora de servir.
Os cristais de flor de sal no centro decoram, e indicam o sabor. E pronto, é só servir…
Percebam que a massa é bem crocante, o ganache é mais firme e o caramelo tem uma cremosidade e um brilho todo especial.
Lembrando que mesmo o caramelo sendo feito basicamente de leite e açúcar, combina perfeitamente com o chocolate amargo enquanto o sal entra para deixar a língua doidinha com a mistura de sabores. É muito bom.
Espero que tenham gostado da receita de tortinhas de chocolate amargo com caramelo salgado. E como eu sempre digo, quem fizer a receita, posta no instagram e me linka (@makeupatelier)
Para ler todas as receitas que eu já postei aqui no blog é só clicar aqui.
8 Comments
Andressa
09/04/2014 at 12:37Cinthia, sou apaixonada pelas suas receitas!!!
Obrigada por compartilhar!
Amava o make up atelier, mas depois que virei mãe os pinceis ficaram um pouco de lado e amo mais o Spyce Vanilla… rs
Bjs
Cinthia Ferreira
09/04/2014 at 14:14Ah que fofa 🙂 Mas não é pq virou mamãe que tem que deixar a mulherzisse de lado heim ? Agora com a tag moda dá para pegar bastante dica e ser uma mamãe cozinheira e gatona rs.
Bjsss
Andrea
03/06/2014 at 14:37Oi!!! O que seria essa farinha de trigo especial??? Bjos
Cinthia Ferreira
03/06/2014 at 17:20É a farinha especial que encontramos no mercado. Ela é mais fina e branquinha, mas tem em todo lugar 😉
bjs
MARIA DE LOURDES ARAUJO
17/03/2015 at 07:56nossa maravilhosa essas tortinhas para festa.
muito obrigada por essa ideia rica e maravilhosa.
Deus te abençoe
Samuel
13/01/2016 at 21:32Olá Cíntia.
sua receita está bem prática.
só me responde:
A farinha é com ou sem fermento?
Abs e sucesso!!!
Cinthia Ferreira
14/01/2016 at 11:32Oi Samuel, sem fermento 😉
Marina dutra
12/04/2016 at 15:07Vou testar hoje……hummmm