Inverno é época de sopa né ? Então hoje vou passar a receita de uma sopinha que eu amo, a Sopa francesa de cebola, que na verdade eu nem sei se nasceu ou não na França, mas é um prato super tradicional em bistrôs no mundo tudo.
A sopa começa com o caldo. Você pode usar um caldo pronto de carne (ou legumes) ou um caldo caseiro que é mais gostoso e bem mais saudável. Eu optei por um caldo de legumes. Só não usei a cebola na preparação do caldo pois já teremos bastante cebola na sopa né ?
Ingredientes…
Para o caldo:
– 1 litro e meio de água fervente;
– 2 cenouras picadas;
– 4 talos de aipo picados;
– pimenta a gosto;
– 2 cravos da índia;
– ervas secas a gosto (usei tomilho, manjerona, sálsa e páprica).
Coloque todos os ingredientes do caldo na panela com a água fervendo e deixe em fogo médio por uns 45 minutos.
Enquanto isso vamos para a cebola…
Para a sopa:
– 3 cebolas brancas grandes cortadas em fatias fininhas;
– uma pitada de açúcar;
– sal a gosto;
– 40 gramas de farinha peneirada;
– 70 gramas de manteiga (não margarina heim);
– fatias de pão tostado;
– queijo Gruyère ou outro de sua preferência já que cada país usa um tipo de queijo nesta sopa.
Derreta a manteiga, junte as cebolas fatiadas (vai parecer um monte mas ela vai murchar) e mantenha em fogo médio até a cebola ficar molinha e começar caramelizar. Este passo demora um pouquinho e você deve ficar de olho para a cebola não queimar.
Você pode deixar a cebola bem marronzinha ou só dourada, como eu deixei para ser mais rápida. O importante é deixar este “queimadinho” na panela pois ele que dará um gostinho espacial.
Junte a farinha com a cebola e misture bem para não ficar grumos. A farinha que irá deixar o caldo mais grossinho.
Depois coe o caldo que está fervendo na outra panela, dispense o que ficou na peneira e coloque o líquido na panela da cebola. Raspe bem o queimadinho da panela para misturar com o liquido (isso que é o tal do deglaçar, ou seja, dissolver).
Coloque o sal a gosto e cuidado para não deixar a sopa salgada demais. É super comum vermos este tipo de sopa com sal demais depois do queijo que entrará na montagem.
Cozinhe em fogo médio por uns 30 minutos.
Agora a sopa está pronta é hora de “montá-la”.
Você pode servir a sopa em panelinhas de barro, cerâmica ou alguma cumbuquinha mais alta. Se não tiver nenhuma, um prato fundo mesmo resolve, só colocar apenas uma fatia de pão.
Toste o pão com uma camadinha fina de manteiga. Coloque uma farinha do pão no fundo, uma fatia de queijo (ou rale o queijo), uma concha de sopa e repita o processo mais uma ou duas vezes, de acordo com a altura do seu “potinho”.
Coloque o queijo por cima e leve ao forno para gratinar. Eu acabei usando um queijo parmesão para dar um saborzinho diferente mas pode usar o Gruyère que é o mais tradicional.
Retire do forno quando a sopa estiver borbulhando e o queijo estiver dourado. Adicione salsa por cima e sirva bem quentinha.
Esta sopa é ótima como uma entradinha. Você pode prepara-la no dia anterior e na hora de servir é só montá-la e levar ao forno. Prático né ?
Quem fizer me conte o que achou heim ? Pode me linkar no instagram (@makeupatelier) que eu amo ver as fotos de vocês 😉
Quer outra receita de sopa delícia e que eu amo ? Clica aqui para ver a sopa de batata no estilo do Outback.
Bom apetite!!!
Quer ficar de olho nas receitinhas que eu ando preparando? Então me segue no instagran e fique de olho na hashtag #cinthianacozinha.
Para ver as outras receitas que já postei, clica aqui.
2 Comments
Isabella
10/06/2015 at 15:23Que delícia!!!
Ana Emilia Ramos Borges
11/09/2016 at 16:42Adorei estava procurando a minha receita