Já falei sobre nosso hotel em Berlim aqui, sobre o primeiro tour que fizemos aqui e hoje eu falo sobre os passes de transportes que nós usamos na cidade.
Nós ficamos 6 dias na cidade, recebemos o Berlin WelcomeCard de 5 dias e o Museum Pass de 3 dias e vou falar como funciona cada um. Este tipo de passe que vários países da Europa disponibilizam são bem interessantes, pois o turista pode andar de transporte público quantas vezes forem necessários durante os dias válidos em cada passe sem se preocupar em comprar mais passagens ou gastar mais.
Antes de mais nada falo um pouco de como funciona o transporte público na Alemanha.
Diferente de todos os países que eu conheço. Na Alemanha não há catracas em metros, trem e ônibus. É até estranho, pois a primeira vez que o marido visitou o país, há mais de 10 anos, ele disse que não sabia nem onde comprar o bilhete, já que o guichê local estava fechado.
Ninguém confere nada há não ser que um fiscal lhe pare e peça para ver o seu ticket. Mas isso não indica que você não precisa de bilhete, mas sim que os moradores são pessoas educadas e que não precisam deste tipo de obrigatoriedade para cumprir o seu dever de pagar por suas passagens. Mas nós sabemos que sempre há pessoas que aproveitam da situação e não compram (ou validam) seu bilhete e se esta pessoa for pega, a multa que ela terá que pagar não ser nenhum pouco amiga. Nós vimos uma mulher espertinha sendo parada e ter que pagar a multa dentro do próprio trem.
O correto é sempre comprar seu bilhete (seja o passe comum ou o turístico), validá-lo, em uma das maquinas da estação ou do trem, no ato do primeiro embarque e andar sempre com o bilhete na carteira. As máquinas são facilmente encontradas e é só enfiar o ticket para carimbar.
Bom, mas vamos ao primeiro passe, o Berlim WelcomeCard…
O Berlim WelcomeCard é um cartão que dá direito ao transporte público por um período determinado, dá alguns descontos em atrações ou pode incluir também a entrada em museus. Vem com um mini guia com as atrações e os descontos para várias atrações da cidade (inclusive o Park Sanssouci em Potsdam).
Há o cartão válido em Berlim (AB) e o que é válido também para a cidade de Potsdam (ABC). A dica aqui já é: separe um dia para Potsdam pois o passeio é maravilhoso e vale muito a pena. Em breve farei post sobre.
- Zona tarifaria Berlin AB: município de Berlin (incluindo o aeroporto Tegel), válido para um adulto (a partir de 2016, também para até 3 crianças entre 6 e 14 anos)
- Zona tarifaria Berlin ABC: Berlin e Potsdam (incluindo aeroporto de Schönefeld), válido para um adulto e hasta o 3 crianças de entre 6 e 14 anos (menores de 6 anos não pagam)
Você compra o cartão em um dos pontos de vendas (tem no aeroporto, nas estações) ou direto no site. Na primeira viagem é só validar o passe, como eu contei acima, e seguir viagem. Nas próximas viagens você não precisará validar e nem mostrar a ninguém, só se um fiscal pedir.
Você poderá andar nos trens ou ônibus quantas vezes desejar. E como Berlim é uma cidade grande com atrações distantes umas das outras, o transporte será fundamental, a não ser que você alugue uma bike. Eu indico algumas viagens de ônibus quando você não estiver com pressa, assim você já vai conhecendo a cidade enquanto anda de um ponto a outro. Nós usávamos o google maps no celular e com isso sabíamos direitinho que ônibus pegar e onde ficava cada ponto.
O cartão mais caro é o que dá direito a entrada em museus. Então serve para 3 dias e mais as entradas na ilha dos museus.
Agora se você pretende ficar mais dias na cidade, mas quer visitar mais de 3 museus, a opção é o Museum Pass Berlin (pdf do guia em Alemão). São 3 dias para visitar os melhores museus da cidade.
Meu preferido foi o Pergamon Museum, mas não dava para ir até Berlim e não visitar a Nefertiti no Neues Museum. Visitamos apenas mais dois museus, mas com certeza voltaremos a Berlim em outra oportunidade.
Veja bem os dias que você ficará na cidade, o tipo de passeio que quer fazer e as áreas que pretende visitar. Fazer a conta direitinho será ótimo para economizar o máximo possível em tempos de Real desvalorizado né ?
.
- Veja o hotel que nos hospedamos em Berlim
- Veja nosso roteiro pela Alemanha aqui.
- Veja todos os posts sobre Berlim
- veja todos os posts sobre a Alemanha aqui.
O Spicy Vanilla fez o tour a convite de VisitBerlin
No Comments