No post de hoje eu falo como fizemos para chegar a Potsdam e ao Sanssouci Park, onde estão os belíssimos palácios da antiga Prússia. Estávamos hospedados em Berlim (neste hotel aqui) e separamos um dia da viagem para conhecer o incrível parque que fica na cidade de Potsdam, mais ou menos uma hora da estação central de Berlim.
Veja todos os posts sobre Berlim AQUI
O primeiro passo é saber que você está indo para a cidade de Potsdam e não para o bairro (??) de Berlim que leva o mesmo nome. Então, o ponto da nossa partida será a estação de trem central de Berlim.
O segundo passo na verdade deveria ser o primeiro, já que nesta altura do campeonato você já está em Berlim e já tem o seu cartão de transporte. Então se pretende visitar Potsdam, compre o cartão que dá direito as áreas A, B e C, senão você terá que comprar um ticket extra para ir até lá.
Com o ticket na mão é só pegar o trem para a cidade de Potsdam. O google maps ajuda muito e dá para seguí-lo direitinho sem ter que pedir dicas em alemão.
Então vamos ao nosso passeio…
Saímos do hotel por volta das 9 horas para conseguir ter tempo de andar conhecer bem os palácios. O Sanssouci Park é imenso, demanda muito tempo para a visita, se quiser conhecer os palácios e os jardins, prepare-se para uma bela caminhada. Foi o dia que mais caminhamos.
Há duas formas de ir até o parque Sanssouci depois de pegar o trem para a Potsdam (vou mostrar as duas neste post). A primeira é a que a maioria dos turistas escolhem e perfeita para quem quer tudo mais prático parando na porta do Sanssouci Palace.
Pegamos o trem que vai para a cidade de Potsdam e depois de uns 35 minutos e alguma paradas, descemos na estação Potsdam Hbf. Na frente da estação há vários ônibus parados que levam para o Sanssouci Park. Consulte a numeração dos ônibus, siga os turistas com cara de que sabem o que estão fazendo rs ou anote o nome do parque em um papel e mostre para algum motorista de ônibus caso você não fale Alemão.
Nós optamos pelo amigo google, mas confirmamos com um motorista.
No mapa abaixo os ônibus que levam até o parque.
Pegamos o ônibus local e depois de passar pelo meio da cidade de Potsdam, descemos bem na frente de uma das entradas do parque. É só sair junto com a turma e não tem erro. Ali perto da entrada há o restaurante Movenpick e é uma delícia. Se tiver planos de almoçar lá este é o momento de fazer a reserva.
Chegando na entrada do parque você deve se dirigir ao prédio que fica bem em frente para comprar seu ticket (este que aparece ai na foto) e reservar o seu horário de visitação. Nós tivemos que esperar uns 40 minutos para poder entrar. Então quem quiser pode comprar o ticket para os palácios aqui no site.
Há alguns tipos de ingressos individuais e para família. Nós pegamos um que dava direito a entrar nos palácios e no moinho. Quem quiser fotografar paga uma taxa de 3 dólares a mais e eles te dão um fitinha para por no braço. Então já adicionem isso no preço, pois é triste não poder fotografar tantas coisas lindas.
Aproveitamos o horário de espera da nossa visita para visitar a maravilhosa Picture Gallery.
Abaixo a foto do mapa com os pontos de visita no parque. Aqui tem a página clicável para ver cada ponto.
http://www.germany.travel/pt/cidades-e-cultura/cidades/historic-highlights-of-germany/potsdam.html
Como eu disse, há duas formas de ir até o parque Sanssouci depois de pegar o trem para a Potsdam. A primeira que escolhemos na chegada é a que a maioria dos turistas escolhem e perfeita para quem quer tudo mais prático, parando na porta do palácio. Nossa opção da volta, já que estávamos no Neues Palais, preferimos ir a pé até a estação de trem que dá 1km de distância.
Tem ônibus que faz este trajeto mas estava demorando muito e preferimos caminhar. No mapa abaixo eu mostro o Sanssouci Palace, onde nós entramos, o trajeto dentro do parque até o Palácio novo (Neuen Palais) que foi mais longo pois entramos nos jardins para ver outros pontos e construções. E o último trajeto é da saída do parque até a estação Potsdam Park Sanssouci para pegar o trem que voltava para Berlim. Então, notem que na volta não utilizamos ônibus e o caminho entre a estação de trem e o parque é mais curto. Quem quiser pode chegar e voltar por esta estação de trem no lugar de descer na central.
Mas já deu para ter uma ideia do tanto que caminhamos, né ? Lá dentro do parque há ônibus que fazem o trajeto entre um palácio e o outro mas não vimos nenhum passando e fizemos tudo a pé mesmo.
No próximo post eu mostro os palácios e o Park Sanssouci. Mas aí vão algumas perguntas que já me fizeram sobre o passeio:
Vale a pena deixar de ficar um dia em Berlim para “gastá-lo” em Sanssouci ?
Se você ama palácios, ama história, ama velharia e ama jardins, vale. Eu sou apaixonada por este tipo de passeio e teria ficado frustrada se não tivesse conhecido. É lindo demais. Só não iria se tivesse chovendo ou muito frio.
O que vestir e o que levar ?
Nós fomos no verão, mas pegamos um dia frio e nublado pela manhã e eu passei um frio lascado nos jardins, até o sol resolver aparecer. Então lembre-se de ir com roupa aquecida se estiver frio, usar um calçado muuuuito confortável, pois você andará muito, e levar um guarda chuva se for o caso.
O parque é grande então tenha sempre mãos uma garrafinha de água, pois no verão o calor na Alemanha é de matar.
Nós fomos no final do verão então apesar do dia mais frio, ainda estava calor. A Martinha do Viajoteca fez o passeio no fim do outono e contou aqui.
Quanto tempo dedicar ao passeio ?
Depende do seu ânimo e do que quer conhecer. Nós resolvemos que conheceríamos somente o Sanssouci Park e entraríamos nos dois palácios e na galeria. Mas passamos umas 7 horas por lá (com uma hora de almoço) e não vimos nem metade. Quem quiser apreciar bem a região pode até cogitar em passar a noite por lá.
Se o foco é só dar uma olhadinha nos palácios do parque e pegar o transfer entre um e outro, umas 4 horas pelo menos, mas eu não me imagino correndo assim.
Quero voltar para lá outro dia e ver os demais palácios que ficam fora do parque. Tem muita coisa na região.
.
Informações:
Park Sanssouci – Zur Historischen Mühle 1, 14469 Potsdam, Alemanha
- Veja o hotel que nos hospedamos em Berlim
- Veja nosso roteiro pela Alemanha aqui.
- Veja todos os posts sobre Berlim
- veja todos os posts sobre a Alemanha aqui.
3 Comments
ZILANDRA BATISTA RODRIGUES
20/07/2016 at 07:19Lugar incrivelll
sonho de viagem
Martinha
27/07/2016 at 11:10Oi Cinthia.. Obrigada pelo link. O Park Sanssouci é realmente belíssimo e vale sim à pena para visitar a cidade de Potsdam e toda a sua beleza. Bisous =)
Cinthia Ferreira
27/07/2016 at 12:42De nada
Aff, morro de saudades da Alemanha. Ainda tenho tontos posts para escrever rs.
Bjsss