Ontem mostrei o nosso hotel castelo em Luzern (Lucerna), hoje contarei mais sobre a cidade. Como chegar, os passeios imperdíveis, onde comer e o que achamos de cada atração. A cidade faz parte da Suíça Alemã, é maravilhosa e perfeita para quem vai passar por Berna ou Zurique.
Mas antes de ler este post, aperte o play (ou clique aqui) e faça um tour conosco por Luzern.
Gostaram do vídeo ? Então veja aqui todos os nossos vídeos sobre a Suíça
Então vamos a mais dicas….
Como chegar e se locomover em Luzern (Lucerna)…
Luzern fica pertinho de Zurique e seu movimentado aeroporto. Menos de 50 minutos de trem ou de carro. Luzern também fica perto da capital Bern e de Basel (post aqui). O aeroporto local mais próximo é o Buochs Airport.
Luzern também é ponto de partida do trem panorâmico que faz a rota Luzern, Interlaken e Montreux e tem paisagens perfeitas. Nós fizemos este passeio e contarei em breve.
Nós chegamos de trem na estação central, pegamos o ônibus na frente da estação e paramos na frente do ponto do nosso hotel. Assim como todas as cidades da Suíça que passamos o transporte público é ótimo, moderno, bem sinalizado e fácil de usar. Usávamos o google maps e o aplicativo oficial SBB Mobile que tem horários de todos os ônibus e trens e é ótimo.
Idioma falado em Luzern…
Luzern também faz parte da Suíça Alemã e o idioma falado por lá é o alemão mas a maioria dos locais turístico também fala inglês. A moeda é o Franco Suíço mas vários lugares aceitam Euros (mas devolvem o troco em Franco)
Onde se hospedar em Luzern…
Alguns dizem que o melhor lugar para se hospedar em Luzern é no centro da cidade, ao redor do lago e com opções para todos os gostos, mas nós queríamos mesmo é ficar no alto da montanha com a vista todinha a nossa disposição. Escolhemos o Hotel Château Gütsch Luzern pois além de ser Valentine’s Day e acharmos romântico depois passar este dia em um castelo do século 19, a vista é realmente espetacular.
Veja aqui o nosso post sobre o Hotel Château Gütsch
Veja aqui os outros hotéis de Luzern.
O que fazer em Luzern…
Luzern é uma cidade encantadora demais e a paisagem é uma das melhores coisas a observar. Seja no castelo, nas torres, no lago, a vista é sempre espetacular. Misturar Alpes Suíços com lagos de cisnes não pode ficar ruim né ?
Alguns pontos imperdíveis da cidade…
Monte Pilatus (estação Kriens) – PILATUS-BAHNEN AG Schlossweg 1 6010 Kriens
Não é exatamente em Luzern, mas na cidade coladinha a ela, Kriens. É de lá que saem os bondinhos que nos levam ao pico do Monte Pilatus. No video acima eu mostrei como chegamos até lá. Do nosso hotel até o embarque não deu nem 20 minutos.
Você pode subir o Monte Pilatus para esquiar ou apenas para observar a paisagem, comer nos restaurantes ou até mesmo se hospedar em um dos hotéis que ficam no alto da montanha.
A viagem saindo do embarque em Kriens é feita em 3 etapas. As duas primeiras partes em gôndolas panorâmicas que cabem umas 4 ou 6 pessoas (trajeto Kriens – Krienseregg – Fräkmüntegg) e a terceira em um bonde bem grande (Aerial Cableway Fräkmüntegg) que parte de 15 em 15 minutos. Com certeza é a parte mais emocionante subindo e descendo.
O ticket deve ser comprado no guichê de Kriens e lá você deve dizer se quer subir até o topo ou não. Se estiver nublado pode não valer a pena fazer o passeio completo.
No nosso caso, tínhamos o Swiss Pass e a entrada era free até o topo. O que valeu super a pena pois o passeio é um tanto caro. Isso muda de acordo com a temporada, então consulte o site ou o guichê.
Quem for no verão (e tiver coragem rs) ainda tem a opção de subir em um trem que circula a montanha e é o mais inclinados do mundo, a Cogwheel railway e só abre no verão. Eu estava dois para fazer este passeio mas ele só volta a funcionar agora em Maio (afinal, imaginem os trilhos cobertos de neve).
A vista do Monte Pilatus é linda. Por ele não ter tão alto (sim, há vários outros picos bem mais altos na Suíça como o Zermatt que falarei em breve) conseguimos ter a vista dos lagos e da cidade e é fantástico.
Lá em cima tem lanchonete, restaurante, dois hotéis, lojinhas e trilhas. Nós fizemos a trilha por dentro das montanhas e subimos até a parte mais alta do Pilatus. Ficamos um média 2 horas lá em cima e pegamos os bondinhos para voltar.
Quem tiver mais tempo em Luzern também pode aproveitar para conhecer o Titlis em Engelberg, outro pico dos Alpes super famoso e cheio de atrações. O pessoal do hotel disse que uma ida e volta até lá demora umas 3 horas + o tempo do passeio em sí.
As Nove Torres (The Nine Towers ou Museggmauer)
Este é o tipo de passeio que uns amam e outros odeiam, mas nós amamos. o dia estava azul, friozinho e nada melhor do que bater perna pela cidade. As Nove Torres (Nölliturm, Männliturm, Luegislandturm Wachtturm, Zeitturm, Schirmerturm, Pulverturm, Allenwindenturm e Dächliturm) são parte da antiga muralha da cidade velha e dá para subir em algumas delas.
Nossa intenção era subir pelo menos na torre do relógio (Zeitturm) onde se encontra um relógio construído por Hans Luter em 1535. Mas por ser inverno, ela estava fechada.
Além da torre do relógio outras outras torres ficam abertas ao público na temporada. No site oficial você pode baixar um pdf (em alemão) com todas as atividades das torres.
Mesmo assim valeu muito a pena o cansaço de subir a escadarias pelo lado de fora, contornar a muralha, voltar por dentro e depois descer para sair no centro velho da cidade. A vista é linda e a construção é magnífica. Se você não liga de caminhar um pouco, faça o passeio pois na minha opinião é imperdível.
Museggmauer – Torres abertas ao público: Männliturm, Zytturm, Wachtturm e Schirmerturm – De 1 de abril até 01 de novembro são Männliturm, Zytturm das 8 as 19h.
Monumento do Leão de Lucerna ou Löwendenkmal
Sabem aquela emoção de ver algo que você só conhecia por fotos e se surpreender demais ? Pois foi isso que aconteceu. A escultura do leão projetada por Bertel Thorvaldsen, esculpida na pedra bruta é tão fantástica, gigante e bem feita que quando as pessoas (eu inclusive) chegam perto, rola um segundo de silêncio, seguido de um “uauuu”. Sim, é maravilhoso e imperdível.
Um gigantesco leão empalado com uma lança em cima de um escudo com a flor de liz, símbolo da monarquia francesa que homenageia os soldado suíços abatidos em 1792 durante a Revolução Francesa. É triste, realista e ao mesmo tempo majestoso.
Uma parte da história disponível nos site oficial…
“Antes de completar o monumento, o artista, Bertel Thorvaldsen, foi informado de que não havia dinheiro suficiente para pagar os seus serviços e que não seria totalmente pago pelo seu trabalho. Thorvaldsen queria fazer uma declaração pública sobre seu desdém pela situação. Por respeito aos soldados caídos ele escolheu não danificar a escultura em si e decidiu, em vez disso, mudar a forma do recanto onde o leão estava dentro. A borda externa permanece na forma de um porco até hoje; Uma mensagem sutil mas clara de seus sentimentos.”
Curiosidades: Na área do leão há banheiros públicos bem diferentes Cabines de metal que aparentemente só tem o vaso sanitários mas no final tanto a torneira quando os sabonete e o papel ficam escondidinhos na parede. A Suíça é cheia de banheiros diferentões.
Ao lado da estátua está o Glacier Garden, passeio interessante para a criançada.
Löwendenkmal – Denkmalstrasse 4, 6002 Luzern, Suíça
Hotel Château Gütsch Luzern, sim, o nosso hotel é um dos pontos mais procurados pelos visitante. A vista é a melhor da cidade e você só paga 2,50 para subir no funicular (ou não paga nada se estiver com o Swiss Pass).
Suba para babar na vista, jantar ou conhecer o bar que é lindo. Veja o post sobre ele aqui.
Château Gütsch e Funicular – Kanonenstrasse, 6003 Lucerna, Suíça
Passeios pelo lago…
Há inúmeros passeios de barco pelo lago de Luzern. Passeios com refeição, passeios rápidos para todos os gostos. A maioria deles é paga, mas quem tem o Swiss Pass pode fazer um dos passeios de graça.
Como nós já tínhamos feito o este passeio em Lausanne e tínhamos pouco tempo na cidade, não fizemos o de Luzern, mas é uma dica bem bacana para ver a cidade de um angulo diferente.
Agora se não está afim de andar de barco, caminhe pela margem do lago, sente nos bancos para observar os cisnes e o caminhar de quem passa por lá. Em um dia de sol a margem fica lotada e convidativa para uma belo passeio.
As históricas pontes de madeira de Luzern…
Kapellbrücke (Chapel Bridge)
A grande e maravilhosa Kapellbrücke, ponte que é símbolo da cidade. Foi construída na primeira metade do século 14 como parte das fortificações da cidade e ganhou este nome pela proximidade da Capela de São Pedro.
As pinturas internas que são de XVII ilustram cenas da história suíça e a biografias dos santos patronos da cidade, St. Leodegar e St. Maurice. A dica é ver a ponte durante o pôr do sol. Ela fica ainda mais linda.
Spreuerbrücke
Passamos pela Spreuerbrücke na noite que saímos para jantar (o restaurante que fomos fica ali do lado) e no dia que seguimos para as nove torres.
Menor do que a Kapellbrücke, mas belíssima e cheia de história. A construção foi concluída em 1408 como parte da fortificação da cidade . Entre 1626 e 1635, Kaspar Meglinger fez as 67 pinturas que representam a “Dança da Morte”.
Os museus de Luzern…
Luzern também abriga vários museus como o Kunstmuseum Luzern, o Historisches Museum, o Museum Sammlung Rosengart e outros aqui.
Veja todos as atrações de Luzern aqui e Aproveite ainda mais a cidade fazendo um dos tours disponíveis. Aqui no site oficial tem algumas opções.
Onde comer em Luzern…
Como eu disse no vídeo, nosso primeiro jantar na cidade (mostrei no vídeo) foi um tanto frustrante pois nossa pizza não era bem o que eu esperava (maldita Italia que nos acostumou mal rs), mas a cidade tem vários restaurantes interessantíssimos, conceituados e lindos.
No La Cucina, restaurante italiano do Hotel Astoria, é delicioso. Ambiente bonito, luz de velas e um menu bem interessante. O hotel ainda tem outros restaurantes super recomendados que estavam todos lotados. Então não deixe de reservar pelo menos na manhã do mesmo dia.
Ristorante La Cucina – Hotel Astoria – Pilatusstrasse 29
Já a Confeitaria Bachmann e o quiosque que eu mostrei no video é uma paradinha certeira para um almoço sem perder tempo ou um docinho local. Os pões são ótimos e os doces também. Sem contar o preço que é maravilhoso se tratando de Suíça. Tem uma unidade na estação de trem também.
Veja todos os restaurantes de Luzern aqui.
Quantos dias ficar em Luzern…
Nós ficamos 3 dias (2 noites) mas teria ficado pelo menos mais uma noite para conseguir ir ao Titlis (leva quase o dia todo) e visitar o museu. Mas isso é apenas uma desculpa para voltar pra lá.
..
Veja mais fotos de Luzern no instagram @spicyvanillanomundo e na hashtag #SpicyVanillaNaSuiça
Quem quiser ficar por dentro de tudo que for postado aqui poderá receber o conteúdo completo de cada post em seu email. Basta assinar a newsletter do blog aqui.
Mais posts sobre a Suíça
1 Comment
ZILANDRA BATISTA RODRIGUES
22/05/2017 at 13:27Lugares lindossss
apaixonantes