Em nosso último post/vídeo sobre a Suíça falamos de Locarno e Ascona. Então antes de sair da região de Ticino e partir mais uma vez para a Suíça Alemã passamos para conhecer Bellinzona e os castelos, e depois, seguimos em uma maravilhosa viagem de ônibus para Chur (Coira) onde embarcaríamos no famoso Glacier Express.
Veja aqui nosso roteiro completo pela Suíça
Antes de dar detalhes e dicas sobre Bellinzona e a viagem até Chur, aperte o play e veja o vídeo mostrando um pouquinho deste pedaço da viagem.
Gostou do vídeo ? Então aproveite e veja aqui todos os nossos vídeos sobre a Suíça
Bellinzona é uma cidade de Ticino que fica do ladinho de Locarno e Lugano. Cidade que muitos turistas só passam para conhecer os seus castelos: Castelgrande, Sasso Corbaro, Montebello, que são patrimônio da Unesco e realmente merecem a visita.
Nós nem imaginávamos que teríamos tempo de conhecer Bellinzona, mas foram tantos leitores indicando que chegamos antes na cidade para tentar conhecê-la um pouco, que foi tão importante no período medieval.
Infelizmente tivemos o azar de chegar em Bellinzona na véspera do famoso carnaval da cidade, então a cidade estava sendo decorada para a festa e tudo estava fechado super cedo. Dos 3 castelos só conseguimos visitar o Castelgrande, que é o maior e dizem que o mais conservado, mas mesmo assim não pegamos a torre aberta e tivemos que correr no museu antes de fechar.
Aos sábados o centro da cidade abriga o famoso Mercado de Bellinzona com comidas, vinhos e artesanato. Nós aproveitamos a hora livre no centrinho para comprar algumas coisas que estavam em liquidação nas lojas centrais.
O Castelgrande é um local espetacular. A visita já começa pela nova entrada que ganhou prêmio de design e mistura o modernismo com o medieval.
Lá no alto temos o pátio, as torres, museu e um belíssimo restaurante. No site oficial é possível conhecer um pouco mais deste que é o maior castelo, os horários, preço do museu (grátis com o Swisspass) e as atividades.
Mais sobre o castelo de acordo com o site de Ticino
“O local em que se encontra Castelgrande é rico em história e descobertas arqueológicas feitas durante as escavações entre 1984-85, confirmam que o local foi habitado até o período neolítico (5500-5000 aC) e, apesar da época romana. A escavação em 1967 trouxe à luz provas da primeira fortificação que data do 4º c.A.C. Documentos datados da 6ª. Também menciona a existência desta primeira construção defensiva. O castelo como a vemos hoje foi construído em vários estágios e passou por várias restaurações.
A construção do castelo começou no século XIII; Foi ampliado em 1473-86 e mais tarde restaurado nos séculos 17 e 19. A Torre Branca e Negra data dos séculos 13 e 14 e tem 27 e 28 metros de altura.
O arquiteto Sr. Aurelio Galfetti realizou as últimas restaurações extensas em 1984-91. A transformação é exemplificada incrivelmente no pátio interno, as entradas, o elevador e os degraus que levam até o centro da cidade. “
Acima a vista nublada do Castelgrande onde conseguíamos ver a muralha e os outros castelos.
Depois destas horinha na cidade era a hora de partir para Chur, nosso destino final deste dia. E no lugar de trem, o trajeto é feito de ônibus com a PostBus.
Nós calculamos todo o nosso trajeto na Suíça usando o aplicativo da SBB Mobile e o google. No site da SBB vimos que apesar do trajeto de ônibus ser coberto pelo Swiss Travel Pass Flex First Class (compre seu passe antecipado aqui), teríamos que fazer uma reserva para garantir o lugar. A reserva é gratuita e pode ser feita diretamente no site da PosBus Switzerland. Reserva feita um dia antes e pronto, lugares garantidos.
Quem não está viajando com o Swiss Pass pode comprar o ticket direto pelo aplicativo PostBus App.
Swiss Travel Pass Flex First Class (compre seu passe antecipado aqui)
O ônibus Bellinzona – Chur sai do estacionamento que fica na frente da estação de trem de Bellinzona. No horário certinho ele chega e parte, portanto não atrase. Na entrada o motorista solicitou nosso Swiss Pass e nossa reserva.
A viagem dura 2 horas e é magnífica. O ônibus para em uns 7…8 pontos antes de chegar até o destino final. Mas são tantas paisagens incríveis que você nem sente o tempo passar.
Mesmo nós que pegamos metade do trajeto com névoa e chuva (fomos no inverno), aproveitamos demais a paisagens. As estradas que pegamos também são patrimônio da Unesco e há até um audioguia para aprender um pouco de cada local.
O ônibus muda de paisagens o tempo todo. Sobe montanhas, passa sobre pontes belíssimas, cidadezinhas pitorescas, lagos e florestas. É muito bonito e vale muito a pena. Mais bonito que muitas viagens de trem que fizemos por lá.
Quem tiver tempo pode fazer a viagem em partes e descobrir as atrações de cada cidade que o ônibus passa. É uma região que mereceria uns 4 dias para conhecer um pouquinho de tudo, mas fica para a próxima.
E de pensar que quando eu digo que passeio um mês na Suíça as pessoas acham que é tempo demais e ficamos sem nada para fazer. Gente….a Suíça é espetacular. Eu teria que passar uns 4 meses viajando para dizer que conheci bem o país e olhe lá.
No próximos post mostrarei mais de Chur e Arosa. Fiquem ligados.
Veja mais fotos de Lugano no instagram @spicyvanillanomundo e na hashtag #SpicyVanillaNaSuiça
Quem quiser ficar por dentro de tudo que for postado aqui poderá receber o conteúdo completo de cada post em seu email. Basta assinar a newsletter do blog aqui.
Mais posts sobre a Suíça
- Veja aqui nosso roteiro pela Suíça
- Veja aqui todos os posts sobre a Suíça
- Veja aqui todos os nossos vídeos sobre a Suíça
- Veja aqui todos os posts sobre nossas viagens pela Europa
.
➜ Nosso seguro de viagem na Suíça e no mundo é o Premium Assintance do grupo Ommint
Clique aqui e use o cupom SPICYVANILLA20 para ganhar 20% de desconto no seguro de viagem para qualquer lugar do mundo.
.
O Spicy Vanilla viajou de trem/ônibus pela Suíça a convite da Swiss Travel System.
No Comments