Nossa segunda parada em Portugal foi no Porto. Ficamos 3 noites por lá no Outono, comemos comidinhas deliciosas, fizemos tour pela cidade, pelo Rio Douro, fomos nos prédios que eu queria e foi lindo.
Aproveite e siga a hashtag #Spicyvanillaemportugal para anotar todas as dicas antes.
E para começar, o vídeo dos nossos dias na cidade mostrando um pedacinho de como tudo lá é lindo. Aperte o play ou clique aqui:
Estivemos no Porto no início de Outubro, outono e pegamos um calor lascado. O sol era tão forte que sair na rua durante o dia era complicado. Eu andei de guarda chuva aberto em vários momentos. Decidimos ficar 3 noites e 4 dias na cidade para conseguir passear bem, mas chegamos a conclusão que 5 dias seria ótimo para fazer todo o resto que deixamos para trás.
Pegamos a cidade super lotada de turistas. Restaurantes sem vaga, passeios cheios e ruas abarrotadas de gente. Com certeza da próxima vez voltaremos bem no fim do outono, que acredito ser mais calmo.
Onde se hospedar no Porto…
O hotel que tínhamos em mente ficar era este aqui, mas não havia mais vagas. Acabamos reservando o Porto Palácio Congress Hotel e Spa, um 5 estrelas na Avenida da Boavista, bem localizado, afastado do centro histórico, com bom serviço, mas quartos mais antigos que eu imaginava. Tipo hotel de rede, sem muitas emoções e um serviço de quarto bem ruinzinho e caro.
Andando pelo Porto…
Estávamos de carro, mas andar pela cidade, principalmente pelo centro histórico é bem inviável, ainda mais que a cidade não é grande. Só usamos o carro no dia que fomos no El Corte Inglês para comprar umas coisinhas. De resto andamos de Uber e o preço era super ok. Tem Uber no Porto e em Lisboa.
A cidade tem ônibus e bondes, além dos ônibus de turismo que param nos principais pontos, mas o legal é andar e andar pelas ruas da cidade. E prepare as pernocas pois as ladeiras são bem puxadas e ótimas para queimar as calorias dos doces conventuais.
Os passeios no Porto…
Nosso primeiro passeio oficial foi na Livraria Lelo, umas das mais lindas do mundo e parada imperdível para quem ama arquitetura e história.
A livraria hoje virou um espaço lotado de turistas alvoroçados por uma foto em sua fabulosa escadaria vermelha e começou cobrar ingressos para evitar a falência. Então, para entrar neste paraíso dos livros que serviu de inspiração para a livraria do filme de Harry Potter é necessário ir até a esquina, comprar um ticket e voltar para a entrada da Lelo esperando sua vez de entrar.
Pagamos 5 euros que poderem ser descontados na compra de qualquer livro. Vale a pena o “investimento”? Na minha opinião vale muito, o lugar é mágico.
Aproveite e tome um sorvetinho na Amorino que fica na mesma rua, depois pode seguir para a Igreja do Carmo.
Com os azulejos mais lindos do lado de fora, lá está a Igreja do Carmo. A igreja em si é bem bonita por dentro, mas os azulejos pintados a mão no seu exterior são encantadores.
Passeie por lá antes de ir na Torre dos Clérigos que além da belíssima igreja é possível subir no alto da torre. São 6 lances de escada sem elevador, mas a vista lá do alto tem 360 graus e é linda.
Outra paradinha imperdível é a Estação Ferroviária de São Bento. Se você não vai embarcar em nenhum trem por lá, vá para olhar os azulejos de 1905 que retratam partes importantes da história de Portugal e suas conquistas.
Por duas noites nós fomos caminhar na beira do Douro e ver a arte de rua, aproveitar o vento fresquinho e olhar a paisagem. É tão lindo.
Quem gosta de bares ao ar livre vai curtir bastante a região.
Palácio do Bolsa, outro passeio que é imperdível na minha opinião. Lar da antiga bolsa de valores, o prédio que teve seu início em 1842 é espetacular.
Após comprar o ingresso é só aguardar o horário do seu tour pelas salas do palácio. A visita deve durar quase uma hora e é incrível. Daria para passar o dia observado cada detalhe dos móveis, das paredes, dos tetos e candelabros.
Disse nossa guia que é um palácio quase fake, já que praticamente tudo que parece mármore e pedra é na verdade feito de gesso, mas nem assim perde a beleza exótica de cada espaço, com destaque para o salão árabe na foco acima.
Aproveite para conhecer a feirinha na praça que fica em frete e o mercado de comidinhas.
E falando um passeio, no vídeo mostramos o tour que fizemos com ônibus de turismo e que também cruza a ponte para Vila Nova de Gaia.
Nós comparamos o ticket do ônibus por 48 Horas com Cruzeiro e Adega de Vinho do Porto (ticket aqui). Pagamos 18 euros por pessoa e é aquele esquema que você ouve a história enquanto passeia pela cidade e pode descer e subir nos principais pontos sempre que quiser.
Este passeio passa pelo centro da cidade e segue pelas praias e pelo Rio Douro, terminando o passeio do outro lado da ponte, onde estão as adegas e o passeio de barco.
A cidade é uma graça e a vista do Porto é linda, principalmente do alto dos prédios das adegas. Há vários restaurantes lindos e muitos passeios pelas marcas de vinho do Porto.
Quem ama vinho pode passar o dia fazendo degustações. Aliás, há vários tours específicos (aqui dá para ver todos).
Nós olhamos a vista, tomamos um sorvete de vinho delicioso e fomos fazer o passeio de barco incluso no nosso ticket. O passeio é neste barco aperto e dura uns 45 minutos. Passa por baixo das pontes do Rio Douro e é perfeito para ser feito próximo ao pôr do sol. Aliás chegue antes pois este horário lota na temporada.
Quem tiver tempo pode fazer os cruzeiros pelo Douro com direito a refeições e bastante luxo.
Onde Comer no Porto…
Como disse no vídeo, quase todos os reconhecidos restaurantes estavam lotados. Tentamos reservar alguns 3 dias antes e nada de vaga. Começamos almoçando na cervejaria que fica junto ao hotel e achei os pratos bem gostosinhos, sem serem memoráveis.
O Único que estava na lista e conseguimos uma vaga foi no DOP Rui Paula. Conseguimos uma mesa somente do lado de fora, abamos nem comendo a sobremesa pois tinha um infeliz fumando na mesa ao lado, mas acabou valendo pois a comida era sensacional. Caro, mas valeu muito a pena.
E um que foi uma surpresa foi o éLeBê Entreparedes. Conseguimos uma mesa logo que o restaurante abriu e foi delicioso. Bom preço e comida incrível.
O plano era ir no O Paparico e no Cantinho do Avilez (que tem vários restaurantes em Lisboa e acabamos indo no estrelado Belcanto)
Além disso comemos no Majestic Café somente para conhecer o espaço maravilhoso que já foi palco de tantas histórias. Hoje um restaurante bem turístico, onde muitos vão para tomar café da manhã com sua famosa rabanada. Nós almoçamos por lá e não achamos nada de mais. Só vale pelo local espetacular.
Para os fans de Harry Potter, foi em uma das mesas do café que a autora escreveu boa parte do primeiro livro do bruxinho.
Nossa próxima parada será em Viana do Castelo, fronteira com a Espanha e cheia de paisagens lindas.
Carro em Portugal
Sobre o carro, nós alugamos um Golf para 5 pessoas para caber as malas no porta malas tampado quando parávamos nas cidades. Alugamos aqui.
2 Comments
LUCIANA DE SOUZA NUNES
12/04/2019 at 00:08Oi Cintia….
Que linda essa cidade….
Estamos indo em setembro….
Posso te perguntar??? Eu Adoro imãs……
Qual o nome da loja??? Você Lembra?
Obrigada….
Luciana
Cinthia Ferreira
23/04/2019 at 14:18Puxa não lembro 🙁