Depois de uma pandemia e 3 anos sem viajar, este casal voltou para estrada para uma longa viagem de 26 dias que começou na Itália e terminou na Suíça.
Aqui vai o nosso roteiro com dicas de hotéis e cidades belíssimas que passamos por esta longa viagem.
Vale lembrar que esta foi uma viagem especial pois foi um presente para minha mãe que mesmo com cidadania italiana, nunca tinha conhecido o país. Então como minha mãe tem Parkinson e não conseguiria seguir nosso ritmo habitual, o foco foi conhecer e passear pelas cidades, ver as belas paisagens que ela tanto queria e comer bastante.
Foi uma viagem que utilizamos mais taxis do que o normal, tivemos um ritmo muito mais suave mas tenho certeza que as dicas serão úteis.
Neste post eu falarei do roteiro, dos hotéis e apartamentos e nos próximos eu falarei mais sobre as cidades e os passeios que fizemos.
Começando com o tradicional mapinha das nossas viagens. lembrando que apesar de marcar tudo de carro, fizemos alguns trajetos de trem.
Partes de organização da viagem:
Fomos e voltamos por Zurique na Suíça pela Suiss Air. Na ida fizemos escala em Zurique antes de descer em Roma e na vinda voamos direto.
Celular na viagem:
Nós 3 usamos o chip de dados da O meu chip que eu tenho parceria e cupom de desconto em todos os planos. Use o este link que você terá 10% de desconto com o cupom CINTHIA
Usamos o planos de dados ilimitado que servia na Europa e Suíça e funcionou perfeitamente até mesmo nas estradas da Toscana e da Costa Amalfitana. Assim como nas viagens de trem.
Hotéis:
Todos os nossos hotéis e apartamentos e alguns transfer reservamos pelo Booking como eu faço há mais de 20 anos pois amo a assessoria que eles dão.
Trem:
Compramos todos os tikets pelo aplicativo Trainline. Super prático escolher os melhores horários, classes e valores.
Taxi:
Usamos o booking para os traslados maiores e o app We Taxi na Itália. O app de taxi não dá valores e acaba ficando bem chato sem saber quanto gastar. No geral o tranfer pelo booking saiu mais barato que o taxi comum.
Parte 1 – Costa Amalfitana ( 4 noites)
Chegamos na Itália por Roma no final do verão. Fomos direto para nosso hotel passar a noite pois no dia seguinte partimos de trem para nosso primeiro destino, a Costa Amalfitana.
O hotel de Roma foi o La Ville Roma de Roma é uma belezinha, bem localizado, com bons quartos e uma comida muito deliciosa.
Pegamos um trem de Roma para Nápoles na manhã seguinte (umas 3 horas e meia bem tranquilas) e pegamos um taxi para nosso apartamento em Castellammare di Stabia. Poderíamos muito bem ter ido de trem se estivéssemos só nós dois pois a estação é ao lado do ap.
Ficamos em Castellammare neste apartamento aqui que era bem grande, na frente da estação e na pracinha principal da cidade.
Optamos pela cidade pois queríamos um apartamento bem central e na época que fizemos a reserva não havia mais nenhuma opção interessante em Sorrento que custasse menos de 50 mil reais a semana. Alta temporada estava complicado e este foi o melhor custo beneficio que encontramos para ficar ao mesmo tempo afastados do excesso de gente, ter uma experiência mais local e ao mesmo tempo estar ao lado da estação de trem que nos levava a Sorrento em 20 minutos.
Então Castellammare di Stabia foi a nossa base e foi legal pois fizemos compras para cozinhar no ap e ficamos longe da multidão de turistas. Um dia fomos para Sorrento e Capri, outro dia para Positano e região para realmente ver as estrada da costa e a vista mais lindas da região e outro dia acabamos pegando uma bela chuva e ficamos ali pela cidade mesmo.
Parte 2 – Florença (5 noites)
Para Florença eu queria um apartamento bem no centro de tudo para ficar mais fácil para caminharmos. Escolhemos este aqui que fica na esquina do Duomo, ao lado de vários bons restaurantes e perto de tudo.
O apartamento Mamo Florence completinho, limpo, super iluminado, com duas Suites, com elevador e somente dois lances de escada. Foi bem bacana e fácil se hospedar nesta região e super recomendo.
Parte 3 – Passeio pela Toscana ( 4 noites)
Pegamos nosso carro no último dia de Florença e partimos para as estradas cinematográficas da Toscana. A ideia era viajar com calma, apreciando a vista e como nós não bebemos, passamos em vinícola somente para ver a paisagem, mas a região é repleta de Tours de comes e bebes.
Nossa primeira parada foi em Siena, minha cidade favorita da região onde ficamos 2 noites no centro histórico, dentro da cidade murada.
O apartamento que alugamos era este aqui. Enorme, super moderninho com jacuzzi e tudo dentro de um prédio mega antigo. Cozinha completo, espaço para mais de 8 pessoas e mega localizado. Com lava e seca, ótimo para dar uma renovada nas roupas no meio da viagem.
A segunda parada foi em Cortona apenas para conhecer a cidadezinha, assistir ao pôr do sol incrível. Ficamos no Hotel San Luca que é bem antigo, simples mas bem centralizado. O único destaque fica pela vista incrível do hotel pois os quartos são pequenos e bem antigos, então opte pelos quartos melhores se tiverem vaga pois os nossos deixaram muito a desejar.
Depois partimos para o hotel de Agriturismo Poggio Il Castellare na região de Montalcino. Maravilhoso e me arrependi de não ter passado pelo menos umas 3 noites por lá.
O local é simplesmente fantástico. Junto a uma pela plantação de uvas e oliveiras, a uma pequena vinícola e um prédios charmosíssimo, passamos uma dia e meio longe de todo o agito das cidades.
Nossa última noite do tour foi na região de San Gimignano no hotel mais interessante da viagem. O Relais Della Rovere era um antigo monastério do século XII, que foi residência do Papa Giulio II e ponto de encontro com ninguém mais ninguém menos do que Michelangelo.
O local é repleto de história e mescla a arquitetura da época com detalhes modernos em um hotel de charme com um restaurante bem elogiado.
Mais um local que eu teria ficado pelo menos 2 ou 3 noites para aproveitar melhor. San Gimignano fica há menos de 20 minutos de carro do hotel.
Parte 4 – Milão (4 noites)
Saímos da Toscana em direção a Milão onde depois de 4 horas de estrada devolvemos nosso carro e ficamos de novo a pé pela cidade grande.
Minha escolha em Milão foi hospedagem no “Quadrilátero della Moda”, onde eu morria de vontade de ficar. O foco na cidade desta vez era fazer umas comprinhas e andar sem rumo pelas ruas da capital da moda que eu já conhecia de outra viagem mas queria mesmo era aproveitar a pós semana de moda.
Ficamos 4 noites hospedados neste apartamento aqui que era super bem localizado, grande, completo e um quarto de casal e um sofá-cama de casal. Um prédio bem antigo, com elevador mas achamos os móveis bem antigos precisando de um update.
Parte 5 – Lago de Como (2 noites)
Pegamos um trem e em 40 minutos já estávamos na região do lago de Como, do ladinho da Suíça e já pegando um clima menos quente e mais agradável.
Como é uma região cara e optamos por nos hospedar no 73 Boutique Hotel que fica bem no centrinho da cidade.
Um local bem agradável, atendimento ótimo, café da manhã bem gostosinho mas quartos pequenos.
Parte 6 – Da Itália para Suiça (2 noite Zurique)
E sim, não poderia terminar a viagem sem passar pelo menos 3 dias na minha maravilhosa Suíça e por isso pegamos um trem de 3 horas e meia para Zurique, a única cidade grande sa Suíça que eu ainda não conhecia e amei.
Em Zurique também quisemos ficar no miolinho do centro histórico no Boutique Hotel Wellenberg. O quarto era mega espaçoso. a região é perfeita e fizemos tudo a pé e ainda tem uma área de biblioteca e descanso bem grande onde pudemos deixar nossas coisas e passar o dia até o horário do nosso voo a noite.
E assim foi a nossa longa e corrida viagem de passear sem horários, comer bastante e ver as paisagens mais diferentes da Itália e Suíça.
Aliás, quer dicas da Suíça ? Olhe nossos posts completos aqui.
Em breve voltamos com os posts e dicas de cada local.
No Comments