Já ouviu falar na The Flåm Railway ou no trem Flåmsbana ? Então vou te contar como ir de Bergen para Myrdal e depois seguir para Flåm.
O Flåmsbana é um trem vintage que faz a rota Myrdal para Flåm e é conhecida como uma das rotas de trem mais lindas do mundo.
Nós amamos trem e essa parte da viagem era um dos passeios principais da nossa viagem pela Noruega.
Vai para a Noruega ? Então leia primeiro este post com nosso roteiro de carro e trem pela Noruega e todas as dicas sobre o país.
➜ Use este link e ganhe desconto no chip de celular internacional que funcionou perfeitamente por todas as cidades que passamos na Noruega, inclusive nas estradas com nosso parceiro aqui (o desconto entrará automático no final da compra de quem usar o link. Confira no final).
Depois de finalizar nossa road trip em Bergen e passar alguns dias na cidade, seguimos de trem para Flåm e passamos a tarde toda nas ferrovias e foi uma das experiências mais memoráveis de nossa viagem
O famoso trem Flåmsbana faz um trajeto cênico oferece vistas deslumbrantes e uma imersão na rica história ferroviária da região. Neste post te daremos todas as dicas e mostraremos como foi essa parte da viagem.
Aperte o play ou clique aqui
Parte um, de Bergen para Myrdal
Os trens operados pela Vy (antiga NSB) partem regularmente e oferecem uma viagem confortável com vistas panorâmicas da paisagem norueguesa. No trajeto, é possível parar em cidades como Voss, conhecida pela água mineral que leva o nome da cidade mas nem é envasada lá, mas é uma cidade muito procurada por suas paisagens impressionantes e oportunidades para esportes de aventura.
Para pegar um trem mais vazio pegamos o trem do meio dia e levamos em média 2 horas até chegar em Myrdal, uma estação no meio da montanha que é ponto de conexão para Flåm e o Trem Flåmsbana.
Onde comprar o ticket do trem ?
Estávamos na baixa temporada (Março/Abril) e mesmo assim compramos as passagens antecipadamente aqui no site da cia para garantir.
Se você for na alta temporada, compre o ticket com boa antecedência pois costuma lotar e muito gente fica sem o passeio.
Como passaríamos duas noite em Flåm, compramos passagens avulsas, mas quem faz todo o trajeto de bate e volta em Flåm em um único dia, é possível comprar tudo junto mas eu recomendo muito que passem mais tempo em .
Parte dois, de Myrdal para Flåm
Vocês viram no vídeo que não há nada para fazer em Myrdal além de esperar na estação. Tem a lanchonete, banheiros e só, então veja bem os horários dos seus trens para não precisar passar muito tempo por lá.
Agora só embarcar no famoso trem Flåmsbana. Esta é a parte mais esperada da viagem, conhecida por ser uma das ferrovias mais íngremes do mundo, sem o uso de engrenagens e a viagem dura aproximadamente 1 hora. Pode demorar até duas horas dependendo do clima e da época.
A História do Histórico Trem Flåmsbana
O trem Flåmsbana tem uma história rica e fascinante. Inaugurado em 1940, o trem foi uma proeza de engenharia, projetado para conectar o vilarejo de Flåm ao resto do sistema ferroviário norueguês.
O trajeto de 20 km desce de Myrdal, a 867 metros acima do nível do mar, até Flåm, ao nível do mar, passando por 20 túneis e inúmeros trechos íngremes.
O trem foi essencial para o desenvolvimento econômico da região, facilitando o transporte de pessoas e mercadorias. Hoje, o Flåmsbana é uma atração turística de renome mundial, oferecendo uma viagem que combina beleza natural e história.
Agora mais algumas dicas para Aproveitar ao Máximo a Sua Viagem no Flåmsbana
1. Escolha do Lado do Trem: Vimos dicas que o melhor local para se sentar seria ao lado direito do trem ao descer de Myrdal para Flåm mas lá tivemos dicas de que o lado melhor seria o esquerdo. Então a grande dica com a nossa experiência é… sente no primeiro banco do vagão e fique livre para ficar em pé perto da porta e poder fazer belas fotos de ambos ou lados.
2. Parada em Kjosfossen: O trem faz uma breve parada na cachoeira Kjosfossen que no dia da nossa viagem, estava congelada. Nesta paradinha todos podem descer do trem e admirar a beleza do local. Sinceramente, esta parte não me encantou muito não.
3. Vestimenta Adequada: A Noruega pode ser bem fria, mesmo no verão. Vista-se em camadas para se manter confortável durante toda a viagem. Nós pegamos muito frio, neve e chuva no início da primavera.
Dentro do trem é quentinho mas como é possível e recomendável que todos abram as janelas para fazer boas imagens, acaba entrando bastante vento.
A viagem no Flåmsbana é uma experiência inesquecível que combina história, engenharia e a beleza natural impressionante da Noruega. Se você está planejando sua próxima aventura, não deixe de incluir esta jornada em seu itinerário.
No próximo vídeo mostraremos nosso dia em Flåm e nosso passeio pelo fiorde.
Onde se hospedar em Flåm ?
Só tem dois hotéis na cidade e nós escolhemos o Flåmsbrygga Hotel (reserve aqui). Um hotel bem antigo, rústico mas com uma vista lindíssima e ótimo restaurante ao lado. A outra opção seria o Flam Marina (reserve aqui) que parece ser mais moderno e eu escolheria está-lo em uma próxima visita.
Da estação até o hotel não demora 5 minutos andando e lá do lado tem uma padaria, um mercadinho, 3 restaurantes e lojas grandes de roupas e acessórios de inverno.
A cidade lota totalmente na temporada então reserve hotel o quanto antes. Como fomos fora da temporada, reservamos um mês antes e deu tudo certo mas o hotel não tinha mais nenhuma vaga sobrando no dia.
No próximo post daremos dicas do passeio no fiorde em Flam.
Acompanhe o @spicyvanillanomundo
Veja nosso roteiro completo pela Noruega, clique aqui.
No Comments